Páginas

domingo, 11 de junho de 2017

UMA LIÇÃO AO PRECONCEITO SOCIAL - REFLEXÃO


Estudantes do 3º ano do ensino médio da 
Instituição Evangélica de Novo Hamburgo 
(IENH), no Rio Grande do Sul, promoveram, no 
último dia 17 de maio, uma festa intitulada “Se 
nada der certo”.
No evento, os jovens se fantasiaram com trajes 
que representam, segundo eles, profissões que 
seriam a última alternativa na vida de um ser 
humano. Ou seja, aquelas profissões só seriam
 uma saída na vida de alguém em que nada deu certo.
Depois que as fotos vieram à tona, tanto os jovens 
como a escola receberam duras críticas nas redes 
sociais. A instituição de ensino chegou a remover 
do ar as imagens e divulgou um pedido oficial de
 desculpas.
Em resposta, Márcio Ruzon, filho de 
porteiro, escreveu um belo texto em seu Facebook.
Leia a íntegra abaixo:
Ao Colégio Marista:
Meu pai aposentou-se como porteiro. O mesmo 
que vocês têm aí, na entrada do Colégio, que os 
pais “que deram certo” passam e nem 
cumprimentam.
Então, falando do meu pai, ele trabalhava feito um
 condenado (aliás, mesmo depois que se aposentou
 teve que voltar à portaria pra completar a renda). 
O que meu pai recebia de salário era uma 
mensalidade que as famílias “que deram certo” 
pagam pra vocês ensinarem essa ética (ou falta 
dela) aos estudantes.
Ele tinha uma Barra forte preta e com ela ia de sol
 a sol, chuva a chuva, noite a noite, cuidar de 
fábricas ou de condomínios ao estilo que os alunos
 moram ou que os pais “que deram certo” 
trabalham como Diretores, Gerentes.
Aprendi a profissão com meu pai. Fui porteiro por
 anos. Vi o que é você comer em pé ou no
 banheiro porque não tem ninguém pra substituí-lo
 nos intervalos. Cansei de atender pessoas na
 guarita enquanto mastigava um ovo frio.
Já usei papelão como mesa em cima da privada para almoçar.
Colégio Marista, meu pai não deu certo. Criou três
 filhos junto com a minha mãe que ficava 
apreensiva em casa: -” Será que ele volta?” Porque
 meu pai pegava estradas perigosas de madrugada,
 aliando-se ao fato de muitas vezes cuidar de 
galpões abandonados,que era alvo de bandidos.
Mas ele não deu certo.
Conseguiu sustentar 3 filhos (e minha mãe 
administrando como uma Economista) com pouco 
mais de um salário, hoje todos bem e com família, 
mas infelizmente ele não deu certo.
Meu pai não é desses pais bacanas que param aí na
 frente do Colégio, com Cherokees, Tucson, 
sorrindo pra quem convém e pisando nos 
descartáveis.
Meu pai tem um Palio que vive quebrando, e 
mesmo debilitado pela idade, levava todos os 
netos às escolas públicas. Levava e buscava.
Mas, que pena! Meu pai não deu certo.
Quem deram certo foram essas famílias que 
dependem da faxineira, do porteiro, do zelador, da
 cantineira, do gari, da empregada doméstica. Eles
 deram certo!
Ainda bem que muita gente “dá errado” na vida,
 senão quem iria preparar o lanche dos filhos que 
vão para o Colégio Marista? O pai? A mãe? Não
 sabem nem como ligar um fogão! Mas deram
 certo, não é?
Fique um dia sem um gari na sua rua e no dia
 seguinte você já está ligando na prefeitura
 fazendo birra! Ué? Pega uma vassoura e varre!
 Você não “deu certo”?
Fique sem porteiro no condomínio e mundo para.
 Não sabem descer pra atender o motoboy? Tem
 medo de quem seja? Pode ser um ladrão, não é? 
Deixa que o porteiro arrisca (sem seguro de vida)
 a vida por você (com seguro de vida).
Gente que não deu certo existe pra isso: mimar os
 que deram certo.
Tenho orgulho de ter um pai que não deu certo,
 Colégio Marista. E eu tenho orgulho de não ter 
dado certo também. Já pensou, criar minha filha 
num ambiente que debocha de profissões, que em
 vez de promover a isonomia e empatia, fomenta
 a segregação e a eugenia?
Deus me livre!
Aliás, por falar em deus, vocês são de formação
 católica certo?
Se nada der certo, vocês vão virar carpinteiro
 também? Embora eu sendo agnóstico, respeito
 muito um carpinteiro que “não deu certo” e que 
vocês finjem amar. Que feio, Colégio! Ensinando
 crianças a desprezarem seu Mestre?
Enfim, falei demais. Obrigado pela lição de hoje.
 Talvez tenha sido o único ensinamento que vocês 
deixaram:
Se nada der certo, vou para o Colégio Marista. Lá 
pelo menos eu posso esconder meu ser vazio atrás 
de um patrimônio que consegui pisando nos
 outros.
Viu, a lição de vocês acabou “dando certo”!
Postar um comentário

Poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

SOU COMO AS PRIMAVERAS Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para voltar inteira.

PARA VOCÊ...

PARA VOCÊ...

PAZ

PAZ
ONDE HÁ FÉ,HÁ AMOR.ONDE HÁ AMOR,HÁ PAZ.ONDE HÁ PAZ,ESTÁ DEUS. E ONDE ESTÁ DEUS,NADA FALTA.

LUZ

LUZ
AO ENTRAR QUE VENHA COM OS ANJOS...AO SAIR QUE OS ANJOS LHE ACOMPANHE!

SOLARIS

SOLARIS
POSSO ESQUECER QUEM ME DEIXOU TRISTE,MAS NÃO ESQUECEREI QUEM UM DIA ME FEZ FELIZ...

SOLARIS

SOLARIS
VOA...VOA...BORBOLETA! NÃO DEIXES QUE O TEMPO E O VENTO TE FAÇAS ESQUECER QUE TEM ASAS E QUE PODES VOAR PELO CÉU...